3M lança programa para reconhecer 25 mulheres cientistas na América Latina

3M lança programa para reconhecer 25 mulheres cientistas na América Latina

A 3M lançou o programa “25 Mulheres na Ciência – América Latina”, que busca identificar e reconhecer 25 cientistas emergentes que se destacam por seu trabalho e iniciativas nas áreas da ciência e inovação. As inscrições vão até o dia 22 de janeiro de 2021.

Este reconhecimento também visa dar maior visibilidade aos seus projetos e iniciativas em toda a região para continuar inspirando meninas, jovens e mulheres a se dedicarem ao estudo nas áreas de STEM (sigla em inglês para as disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

De acordo com o relatório mais recente da UNESCO, publicado em 2018, sobre a educação de meninas e mulheres em disciplinas STEM, apenas um em cinco países atingiu a paridade de gênero, já que entre 45% e 55% de seus pesquisadores são mulheres. No caso da América Latina e Caribe, 45,4% dos pesquisadores são mulheres.

“Nosso objetivo com essa iniciativa é incentivar o protagonismo feminino em áreas científicas que antes eram consideradas masculinas, de modo a contribuir com o futuro das próximas gerações de mulheres. A 3M, como empresa de ciência e inovação, tem consciência da importância da diversidade e está comprometida com o tema”, comenta Claudia Kashiwakura, Líder técnica de Segurança Pessoal América Latina da 3M.

As participantes que desejam se candidatar ao “25 Mulheres na Ciência da América Latina” devem realizar a inscrição através desta página e ter o seguinte perfil: ser uma cientista que desenvolveu um projeto ou solução – criado recentemente – baseado em qualquer disciplina científica e com aplicação prática em benefício da comunidade, sociedade ou meio ambiente e que tenha resultados verificáveis ​​e mensuráveis ​​nos últimos dois a cinco anos; além de ser uma mulher comprometida com paixão por comunicar e dar visibilidade à ciência, e que busca o empoderamento das mulheres no campo das disciplinas STEM.

Após a avaliação de um júri composto por membros convidados pela 3M, como acadêmicos, líderes e/ou especialistas que atuam em indústrias, bem como pessoas com vasta experiência em ciência, pesquisa, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, as 25 cientistas selecionadas serão divulgadas em 11 de fevereiro de 2021, dia Internacional da Mulher e das Meninas na Ciência.

Entre os critérios de avaliação que serão levados em consideração para selecionar as 25 cientistas da região estão: problemas a serem resolvidos com o projeto, inovação do projeto e/ou solução, impacto gerado na comunidade após sua aplicação, bem como escalabilidade do projeto.

As 25 cientistas reconhecidas desta primeira edição farão parte de uma plataforma de visibilidade científica e networking, que contempla: inclusão de seus projetos no livro comemorativo “25 Mulheres na Ciência da América Latina”, convite para seminários com especialistas da 3M, bem como participação no podcast da 3M “Inovação em Pauta” e no blog de Curiosidade da empresa.

Fonte: https://www.automacaoindustrial.info/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *