Segundo dados do Portal Solar, em 2021, aproximadamente 5,4 mil novas empresas do setor solar devem ser criadas

Segundo dados do Portal Solar, em 2021, aproximadamente 5,4 mil novas empresas do setor solar devem ser criadas

De acordo com mapeamento realizado pelo Portal Solar, a indústria de energia solar conta com uma média de 450 novas empresas e, até o fim do ano, pode haver 5,4 mil novas companhias, as quais irão marcar sua estreia no mercado fotovoltaico. Essa performance equivale ao aumento de 27% diante do volume atual de 20 mil empresas atuantes no campo.

Conforme os dados obtidos, as companhias inseridas no setor de geração solar distribuída – como revendedores, distribuidores, instaladores e projetistas – produziram, em 2020, cerca de 68 mil empregos. Esse número, em relação às contratações feitas entre 2012 e 2019, representa um acréscimo de 92%.

Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar, afirma que o segmento solar adicionou, ao longo do ápice da pandemia, 600 novas empresas por mês entre abril e novembro de 2020. “Nos últimos meses, porém, houve uma estabilização no mercado, com uma taxa mensal de 450 novas companhias, o que ainda é bastante significativo. Mas, para se ter uma ideia, nos anos de 2016 e 2017, o índice de surgimento de novas organizações por mês não ultrapassava a marca de 250”.

O setor estima que, hoje em dia, 130 mil profissionais foram contratados por empresas de geração solar distribuída, que acumulam investimentos em usinas de autogeração em indústrias, comércios e residências, os quais ultrapassaram R$ 21 bilhões. Atualmente, há mais de 350 mil sistemas fotovoltaicos instalados em telhados e terrenos de pequenas dimensões, somando 4,6 gigawatts (GW) em funcionamento.

Em estudo do Portal Solar efetuado em 2020 com mais de 1,5 mil companhias da área de energia solar, observou-se que somente 12,3% das empresas trabalham no setor há mais de 4 anos. Já 19,5% atuam de dois a três anos, 27,1% de um a dois anos e 41,2% há menos de um ano. Além disso, 57,9% instalaram de 10 a 50 sistemas, 6% excederam a marca de 50 sistemas e 36,4% ainda não concluíram três instalações.

Considerando todos os sistemas de energia solar instalados em telhados e pequenos terrenos, em torno de 75 mil empreendimentos estão cadastrados e foram registrados para obter certificação no Portal Solar. Nessa perspectiva, mais de 3,7 mil empresas carregam o Selo Portal Solar de qualidade.

“O que construímos aqui no Portal Solar é a maior e mais qualificada base de instaladores de energia solar no Brasil”, relatou o CEO. “Os clientes finais também são incentivados a deixar sua avaliação sobre os instaladores certificados e assim fornecemos um mecanismo de classificação para que o mercado busque sempre melhorar, além de facilitar a vida do consumidor para encontrar instaladores qualificados e com avaliações reais”.

Meyer também destacou que o índice de inadimplência no financiamento fornecido pelo Portal Solar é radicalmente reduzido quando o serviço é realizado por um instalador certificado no marketplace, o que pode ser traduzido como uma evidência do sucesso desse mecanismo. “Trata-se do nascimento de um segmento que, em questão de dois anos, será o maior dentro do setor elétrico”.

Fonte: https://www.portalsolar.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *